Exemplo de feição erosiva em processo de recuperação no entorno do reservatório

OBJETIVO DO PROGRAMA

Observar e conhecer a dinâmica dos processos erosivos na área de entorno do reservatório da UHE Queimado, avaliando a necessidade de adoção de medidas de recuperação.

SOBRE A UHE QUEIMADO

A Usina Hidrelétrica Queimado, com espelho d’água de 36,26 km², foi instalada em 2004 e está localizada no alto curso do rio Preto, na divisa dos Estados de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal. Seu reservatório ocupa áreas dos municípios de Unaí/MG, Cabeceira Grande/MG, Cristalina/GO, Formosa/GO e Região Administrativa do Paranoá/DF (RA VII).

O QUE É UMA EROSÃO?

A erosão é o processo natural de desgaste, transporte e acumulação de sedimentos das camadas do solo, causado por agentes erosivos como a água e ventos que podem ser potencializados por atividades como a agricultura, a pecuária, a extração mineral, a exploração florestal, entre outras.

 COMO FUNCIONA O PROGRAMA?

Uma vez por ano são realizadas atividades de campo com auxílio de um barco ao longo de todo o entorno do reservatório a fim de se vistoriar os pontos cadastrados em campanhas anteriores, verificar se as erosões se tornaram maiores ou mais profundas no solo e avaliar a existência de novos focos erosivos. Para cada ponto é preenchida uma ficha com os principais dados da erosão tais como tipo, área, evolução, vegetação do entorno, fotos e mapa com os limites da área.

Ao final de cada monitoramento é escolhido um foco erosivo em estado mais crítico para ser controlado e recuperado.

MEDIDAS DE RECUPERAÇÃO IMPLANTADAS

Até o momento duas feições erosivas às margens do reservatório passaram por processo de recuperação sendo uma recuperada em janeiro de 2018, denominada de FEAR 01, e outra em abril de 2019, identificada como FEAR 18. Ainda em 2019, foi proposta a feição erosiva FEAR 19 para implantação de medidas de recuperação.

FEAR 01

As medidas de recuperação da feição erosiva FEAR 01 foram realizadas em janeiro de 2018 contemplando a utilização de isolamento (cerca), bacias de captação de água (barraginhas), paliçadas, biomantas, semeio de sementes nativas do cerrado e plantio de espécies nativas do cerrado.

A feição erosiva tem apresentado evolução satisfatória quanto às medidas de recuperação. Atualmente se encontra com cobertura de vegetação significativa na sua porção central e nos taludes mais íngremes e as cercas instaladas seguem mantidas em bom estado de conservação.

Erosão FEAR 01- Contenção dos taludes por meio de biomantas em março de 2018
Erosão FEAR 01- Contenção dos taludes por meio de biomantas em março de 2018

Erosão FEAR 01, em março de 2019, em fase de recuperação
Erosão FEAR 01, em março de 2019, em fase de recuperação

FEAR 18

A FEAR 18 se encontra em uma área considerada como muito susceptível à erosão na margem do reservatório onde se observa a ocorrência de vários outros focos erosivos. As ações visando a recuperação do feição erosiva FEAR 18 foram realizadas entre abril e maio de 2019.

A recuperação do foco erosivo contemplou as seguintes ações:

  • Isolamento da área por meio de cercamento visando evitar a entrada de animais e/ou pessoas;
  • Contenção física de taludes íngremes;
  • Implantação de biomantas nos taludes do processo erosivo e de retentor orgânico em duas bordas;
  • Início da revegetação para recobrimento do solo exposto com a semeadura de espécies de crescimento rápido.


Foco Erosivo 18 – Contenção dos taludes por meio de biomantas


Foco Erosivo 18 – Semeio de gramíneas para recobrimento do solo

No final do ano de 2019, durante o período chuvoso, haverá a continuidade do processo de recobrimento do solo com plantio de mudas de espécies nativas.

FEAR 19

Para o final do ano de 2019, estão previstas ações de recuperação do foco erosivo FEAR 19 devido a sua proximidade com a FEAR 18.

Vista da FEAR 18 e FEAR 19 demonstrando a proximidade das duas feições
Vista da FEAR 18 e FEAR 19 demonstrando a proximidade das duas feições

FEAR 19 – Área proposta para recuperação no segundo semestre de 2019
FEAR 19 – Área proposta para recuperação no segundo semestre de 2019

Todas as medidas aplicadas para a recuperação das feições erosivas são monitoradas por equipe técnica da UHE Queimado com o intuito de avaliar a efetividade das ações executadas. Além disso, quando necessário, são realizadas medidas adicionais a fim de garantir o sucesso da contenção e recuperação dos focos erosivos.

Assim, a UHE Queimado continuará contribuindo na redução dos processos erosivos às margens do reservatório com a recuperação e controle de um foco erosivo ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *