A Usina Hidrelétrica Queimado, em parceria com a Emater-GO, realizou o Projeto de Apoio ao Produtor Rural no Assentamento Presidente Lula em Cristalina-GO. Ao todo foram contempladas 12 famílias que são atendidas pela Emater. Em agosto de 2024 alguns produtores tiveram a oportunidade de conhecer a usina em uma visita guiada, entre eles, Dona Anísia, que aos 78 anos demonstrou-se entusiasmada com essa oportunidade que disse ser única em sua vida:
“já estou com 78 anos e nunca vi tanta coisa linda desse jeito, eu aprendi como aquela energia chega para nós tão caro, não é igual nós pensamos que é, só chegar lá e acender nossa luzinha e achar que é só isso mesmo. Eu tive um conhecimento hoje que a gente tem que conhecer. Não tem idade, quanto mais você vive mais você aprende. (...) Todos saíram maravilhados. Tanto com as benfeitorias da usina como das pessoas que nos recebeu. E no mais eu desejo trazer meus netos, meus filhos aqui para conhecer.”

Além da visita guiada a usina, o projeto contou com atividades como capacitações nas temáticas de recuperação de nascentes em veredas; produção de mudas; conscientização sobre o uso de EPIs no campo e uso racional de agrotóxicos; compostagem aplicada à horticultura e fruticultura e violência doméstica contra mulher. Este último tema foi ministrado por advogadas da OAB.

Ademais foram realizadas visitas técnicas nas propriedades das famílias envolvidas a fim de verificar a condição das principais nascentes responsáveis pelo abastecimento de água do assentamento.

O programa contemplou ainda a doação de 700 mudas nativas para plantio nas veredas e a realização de uma feira livre onde os produtores tiveram a oportunidade de comercializar tudo aquilo que produzem em seu dia a dia.