Unaí sediou entre os dias 05 e 08 de junho a Semana de Meio Ambiente de 2018. A abertura oficial do evento ocorreu na tarde de 05 de junho com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições sociais, e a rodada de palestras com o tema “Responsabilidade Socioambiental” aconteceu nos dias 06 e 07. Participaram do evento o Ministério Público de Unaí, o Instituto Estadual de Florestas, a Polícia Militar do Meio Ambiente, o Instituto Mineiro de Agropecuária, o Serviço Municipal de Saneamento Básico, o Corpo de Bombeiros de Unaí, e a Usina Hidrelétrica de Queimado, que discorreram sobre o assunto perante cada instituição.

Durante o evento, os participantes puderam se inscrever para participar de visitas guiadas à UHE Queimado, que foram realizadas ao longo dia 08 de junho como parte da programação do evento. As 90 pessoas inscritas conheceram de perto as instalações da UHE Queimado, além de aprenderem sobre aspectos operacionais do reservatório.

Além da palestra e das visitas guiadas, a participação da usina no evento também pode ser percebida no material distribuído ao público que incluiu: pasta, bloco de notas, canetas, folder institucional e material gráfico da Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável de Unaí. A divulgação dos canais de comunicação institucional foi reforçado com a exposição de banners em todos os momentos do evento.