No dia 02 de junho foi realizada uma Roda de Viola na Feira Livre da Agricultura Familiar de Cabeceira Grande (MG). O evento comemorativo do terceiro aniversário de criação da Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar – AFAFCAB promoveu um Café Colonial em uma parte do espaço onde ocorre a feira, e rodadas de Bingo. Simultaneamente, como todas as manhãs de sábado, as barracas estiveram repletas de variados produtos e de clientela assídua.

 

A parceria entre a AFAFCAB e a UHE Queimado iniciou-se em 2017 com a realização de capacitações e de Rodas de Viola para os feirantes por meio do Projeto de Apoio aos Produtores Rurais. O resultado dessa parceria foi evidente no aprimoramento da feira, consolidação da associação e objetivos de crescimento contínuo. Em 2018, a associação solicitou novo apoio da UHE Queimado, o que foi aprovado em reunião realizada pelos membros do Comitê Integrado de Relacionamento com as Comunidades do Entorno da UHE Queimado.

 

Em 2018, a Feira Livre da Agricultura Familiar de Cabeceira Grande aumentou o número de barracas, e diversificou o catálogo de produtos comercializados. As vendas aumentaram desde o início de 2017 e a população passou a valorizar mais o comércio local e os produtos típicos da região.

 

Durante o evento, a Roda de Viola promovida pela UHE Queimado, os produtores rurais foram homenageados por meio da música sertaneja e o aniversário da associação ficou ainda mais animado. A organização primorosa do Café Colonial foi percebida e verbalizada por aqueles que desfrutaram de um verdadeiro banquete feito pelas mãos das feirantes, onde os pequenos detalhes da decoração do ambiente demostraram o carinho da AFAFCAB para com a sociedade de Cabeceira Grande.