Em janeiro de 2018, um projeto sustentável desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cabeceira Grande contou com a parceria da UHE Queimado na arborização do canteiro central da principal avenida da cidade. Uma centena (100) de mudas de Ipê Amarelo foram plantadas na porção final da via, vinte e nove (29) unidades foram plantadas na porção localizada em frente ao Cemitério Municipal, outras cinco (05) mudas foram plantadas na praça da prefeitura e seis (06) exemplares foram plantados no terreno da Casa da Farinha.

No dia 03 de janeiro foi realizada a primeira e maior etapa da arborização da Avenida Central. Além das mudas, a UHE Queimado doou o adubo necessário para o plantio, forneceu consultoria técnica e desenvolveu ações de mobilização da comunidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo teve o apoio do SANECAB e da Secretaria de Obras de Cabeceira Grande na execução do projeto. A participação dos moradores no plantio enriqueceu a ação e demonstrou que a preservação do meio ambiente pode ser praticada por todos.

Quando adultas, essas árvores de espécies nativas do bioma Cerrado, irão transformar o visual da avenida, mas para que cada muda se desenvolva, é necessário que os cidadãos protejam e adotem-nas como um patrimônio coletivo.

A UHE Queimado apoia ações e projetos sustentáveis como este de Cabeceira Grande e exerce seu compromisso com a educação e preservação ambiental por meio de Programas Socioeconômicos.