O PROAC é um programa social desenvolvido pelo 28º Batalhão de Polícia em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública Urbana de Unaí – CONSEP. A sociedade unaiense é apoiadora constante do programa que atende semestralmente um grupo de até 45 jovens entre 14 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Os estudantes recebem ensinamentos e orientações curriculares cívicas, éticas e morais bem como o encaminhamento ao mercado de trabalho. Pela primeira vez, em mais de uma década de existência do PROAC, foi formado um grupo exclusivamente de meninas, e a Usina de Queimado convidou o grupo para participar de algumas atividades e assim despertar nas adolescentes o olhar para a preservação e valorização do meio ambiente.

No mês de agosto, acompanhadas de instrutores da Polícia Militar e da presidente do CONSEP, Alexandra Antunes, as garotas do PROAC visitaram as instalações da UHE Queimado. Além de se informarem sobre os programas ambientais mantidos pela usina e conhecerem parte o patrimônio natural da região, elas visitaram o Edifício Controle e a Casa de Força, aprendendo aspectos importantes da operação de uma hidrelétrica.

Em setembro, o grupo foi convidado pela UHE Queimado a visitar o Parque Natural Dujardes Caldeira, em UnaíMG. Com uma área de 59 mil metros quadrados no bairro Sagrada Família, o parque foi criado com o objetivo de conservar e preservar as espécies vegetais nativas e as nascentes do córrego Canabrava que cruza o município.

Durante o ano de 2018 a UHE Queimado desenvolveu ações de educação ambiental voltada para crianças e jovens por meio do Programa de Educação Ambiental Escolar. Dentre as tantas palestras, visitas guiadas, peças teatrais e brincadeiras lúdicas, destacam-se as atividades realizadas com as estudantes atendidas pelo Programa Adolescente Cidadão – PROAC, de Unaí/MG.

O diretor do Viveiro Municipal, Laércio Caixeta, foi o guia do passeio pelas trilhas do parque. Durante a visitação as adolescentes puderam aprender sobre diferentes espécies como angico, aroeira, jatobá, ipê, pau de ferro, pau de óleo, em meio a uma grande variedade de outras plantas nativas. Mesmo morando em Unaí, poucas estudantes conheciam o local, para as demais, a experiência foi inédita e a descoberta de uma área verde convidativa a passeios com a família surpreendeu.

Após visitarem o Parque Natural Dujardes Caldeira, as estudantes realizaram o plantio de 20 mudas nativas do cerrado em uma área do parque que está com a vegetação escassa. Elas receberam orientações técnicas durante o plantio. E se empolgaram em saber que contribuíram para a composição da vegetação local e para a preservação do verde em uma área urbanizada.

As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal por meio de parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a UHE Queimado. Após receberem adubo e serem cobertas pelo solo, as mudas foram regadas com água levada pelas estudantes em garrafas PET reaproveitadas. Após o plantio, as adolescentes recolheram em sacos plásticos todo o lixo gerado durante a ação e encontrado no entorno da área do plantio.

Com atividades educativas, a UHE Queimado objetiva despertar nas crianças e jovens o sentimento de fomentadores do meio ambiente.

Serviço:

Para agendar visitas guiadas, esclarecer dúvidas e fazer sugestões: ligue 0800 881 0006 ou envie uma mensagem pelo uhequeimado@consorciocemigceb.com.br

Texto e imagens: Consórcio CEMIG-CEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *