Em agosto de 2018 moradores de Palmital de Minas e Cabeceira Grande formaram o primeiro Conselho Comunitário Municipal da UHE Queimado.

O Conselho Comunitário tem o papel de atuar como um canal de comunicação entre a UHE Queimado e as comunidades da região circunvizinha à hidrelétrica. Busca o envolvimento em assuntos ambientais de entidades comunitárias e/ou instituições ligadas principalmente às áreas de saúde, meio ambiente e educação dos municípios por meio da participação de líderes de associações comunitárias, representantes de grupos ambientalistas, membros da Defesa Civil, do comércio, sindicatos de produtores rurais, de instituições religiosas, dentre outras. Os Conselhos Municipais repassam as demandas comunitárias para o Conselho Consultivo que por sua vez leva as propostas à análise do Comitê Integrado de Relacionamento com as Comunidades do Entorno da Usina Hidrelétrica de Queimado – CIRCEHQ.

No dia 1º de agosto, foi realizada uma reunião com representantes de diversos setores da sociedade local com o objetivo de formar um Conselho Comunitário Consultivo Municipal em Cabeceira Grande e seu distrito, Palmital de Minas. A reunião de mobilização ocorreu na subsede da Câmara Municipal que fica em Palmital de Minas e contou com a presença de mais de trinta pessoas da sociedade civil, polícia militar e poder público, sendo a maioria residente de Palmital de Minas e a minoria de Cabeceira Grande, além de representantes da UHE Queimado.

O Conselho foi composto por quinze conselheiros, que se voluntariaram como membros, sendo regido por um Protocolo de Intenções aprovado já na primeira reunião ordinária do Conselho, que ocorreu em 30 de agosto. A segunda reunião ordinária ocorreu em 19 de setembro de 2018.

Todos os encontros contaram com a presença e participação de representantes da UHE Queimado. Os membros deliberaram que a coordenação das reuniões seja feita pela Lourdimila Pereira dos Santos Silva e que a Maristela Torres Frazão seja a secretária em exercício.

A principal pauta tratada durante as primeiras reuniões foi a construção de uma proposta de revitalização de nascentes em propriedades rurais de Palmital de Minas que necessitam de atenção técnico-especializada. O texto da proposta foi aprovado coletivamente e encaminhado ao CIRCEHQ para análise. Se aprovada, a proposta poderá tornar-se um projeto sustentável que contribuirá diretamente para a manutenção dos recursos hídricos da região.

Texto e imagens: Consórcio Cemig-CEB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *