No dia 25 de abril, última quinta-feira, a Usina Hidrelétrica de Queimado administrada pelo Consórcio Cemig-CEB, esteve presente no V Encontro Nacional dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) promovido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA).

Os Cetas têm um papel crucial na conservação da biodiversidade cuidando de animais feridos ou resgatados e preparando-os para o retorno a natureza e desempenhando importante atuação no combate ao tráfico de animais silvestres.

O encontro ocorreu na Fazenda Queimado, propriedade vizinha da UHE no município de Cabeceira Grande (MG), onde foi construída uma área de soltura de animais silvestres (ASAS), categoria branda, a primeira na região. Este Asas já recebeu animais diversos como araras, tucanos, papagaios, maritacas, jacaré, serpentes, tatu, veado entre outras espécies.

O evento teve como objetivo o aprimoramento dos profissionais que atuam diretamente nos Cetas, por meio de discussões e trocas de experiências entre as diferentes unidades além de discutir ações e estratégias para o ano de 2024. O encontro contou com a participação de mais de 60 servidores do Ibama responsáveis por 20 Cetas em diferentes estados do país, tais como Alagoas, Ceará, Rondônia, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros, além de Jader Soares, doutor e pesquisador com mais de 37 anos de carreira na Universidade Federal de Brasília na área de conservação de fauna.

A equipe responsável pela UHE Queimado acompanhou as discussões do encontro tendo apresentado o empreendimento e alguns dos programas ambientais executados em cinco município da região, sobretudo os programas de monitoramento de fauna e a interface com os programas de educação ambiental, comunicação social e relacionamento com a comunidade.

Durante o evento foi abordada a importância da disponibilidade de proprietários rurais para a criação das Asas e das áreas de reserva para a formação de corredores e fragmentos florestais onde essas espécies possam encontrar habitats favoráveis para sua sobrevivência e reintegração da natureza.

Na oportunidade, a UHE Queimado informou sobre a proposta enviada formalmente ao Ibama sobre a instituição de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) em sua propriedade, o que irá colaborar com a reintegração dos animais que são soltos na Asas da Fazenda Queimado.

Ao final do evento foi abordado sobre os desafios enfrentados pelo órgão com as ações de Educação Ambiental integradas às atividades do Cetas e sobre a importância de medir o impacto das ações com indicadores bem estruturados para a construção de ações efetivas e transformadoras para o público das ações.

Os projetos realizados pela UHE Queimado foram citados e os materiais gráficos distribuídos pela usina nas ações de educação ambiental, como boletins, cartilhas sobre a fauna local e outros temas foram disponibilizados aos participantes que apreciaram o a material estabeleceram contato com a equipe da usina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *